quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Ficções

A passagem do tempo espanta alguns pelo aspecto outros por preocupação das leituras.

Os novos romances serão paginados pelo desequilíbrio que confessa a herança paterna ao vingar-se do amante, sucumbe a discórdia ou estreita uma luta junto. Mas sempre olhará para os sapatos velhos.
As novas amizades serão paginadas de compreensão imediata, poucas expressões intrínsecas,  pêndulo de interesse levado, paragem de confiança que no fundo sempre falta.
Os filhos serão paginados na mais linda história da vida, com enormes, fartos e potentes peitos, água que banha, meleca, barulho, cheiro traz aroma de cada estação e de natureza contemplativa para a vida.
Casamento uma resistência que dissolve os próprios padrões para cuidar de empregadas e servir jantares a clientes. Magia da maternidade por leitura de justiça social, legalidade, civilidade, educação, ciúmes em troca de prateleiras na casa charmosa com boa iluminação.

A passagem do tempo não espanta, quer ser uma velha enrugada que assusta crianças, jogar baralho e fumar com os homens. Ou resguadar-se no tricot, crochê, ponto cruz, pantufas, pijamas. Até quem sabe embolorar-se lendo ou pegar uma pasta de elástico no escritório e etiqueta-la: Ficções.  
Acredita sobretudo na bem-aventurança indissociável da escrita, ácido que dissolve padrões.

Sem defesa contra o lixo sentimentalista das mulheres de Atenas, produz subtexto contraventor. Irrigando vasos venais de projetos, com datas e prazos, comunicado intercalado com colega ao provocarem momento, atenuando, precipitando ou participando de uma idéia comum. Cabides e mancebos no Conjunto Nacional, trocar de roupa para cada situação em São Paulo de todas as estações em uma, de uma desarmonia universal do verão, de tribos e funções na Avenida Paulista. Avenida Paulista deprimido e só, com olhar de marca passo, Avenida Paulista de visita comercial, captação de recurso e discurso, Avenida Paulista de teatro, cinema, livros e café.
Caminha que a vida te encontra. 

Nenhum comentário: